Dayler

Importância do medidor para carregamento

Importância do medidor para carregamento

Sabendo que a maior parte do transporte de produtos no Brasil, assim como, o meio de locomoção mais comum neste país, ocorre por meio terrestre, temos que os veículos automotores precisam de combustível para que funcionem adequadamente. Assim, no Brasil a maneira mais comum de transportar o combustível das refinarias ou usinas para o cliente final é através do uso de um caminhão-tanque. Para que este seja carregado de maneira adequada e segura, alguns equipamentos devem ser utilizados, garantindo assim a quantidade e qualidade do produto que está sendo transportado.

Existem diversos equipamentos utilizados para medir as características do fluido durante o carregamento. Dentre eles, podemos citar o densímetro, o injetor de corante, o medidor de vazão, o sensor de transbordo, a válvula de autorização, etc.

Um medidor para carregamento de elevada importância é o injetor de corante. Este medidor para carregamento foi desenvolvido com o objetivo de automatizar e tornar mais precisa a injeção de aditivos nos combustíveis e de corantes nos carregamentos de combustível, sendo este segundo mais utilizado principalmente no carregamento de etanol anidro.

O medidor para carregamento do tipo injetor de corante se trata de um sistema simples, equipado com bomba e central de armazenamento, possuindo um funcionamento através de um acionamento hidráulico que permite injeções de corante e aditivos com elevada precisão. Com isso, este medidor para carregamento resulta em economia de produtos e, em consequência disso, redução de custos e maior rentabilidade.

O injetor de corante é um medidor para carregamento que trabalha juntamente com o Pré-determinador eletrônico. Este equipamento tem a principal função de totalização, predeterminação e controle de aditivação de álcool anidro à gasolina e de biodiesel ao óleo diesel. Enquanto o medidor para carregamento do tipo injetor de corante é mais utilizado em biocombustíveis, como o álcool anidro, o pré-determinador eletrônico é mais utilizado em combustíveis fósseis como gasolina e diesel.

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.

X