Dayler

seu controle com medidor para coluna de destilação

Seu controle com medidor para coluna de destilação

O processo de separação mais comum utilizado nas indústrias químicas e petroquímicas é o processo de destilação ou de destilação fracionada. Este processo é responsável por realizar a separação de misturas homogêneas com o objetivo de adquirir diversos componentes necessários para fabricação de químicos, farmacêuticos e até alimentos. Este processo é realizado em um equipamento conhecido como coluna de destilação.

Como qualquer processo industrial, para que se possa acompanhar a produtividade do processo ou mesmo alguma falha que possa estar ocorrendo no sistema, um medidor para coluna de destilação é essencial para que esta verificação seja realizada com a devida agilidade e qualidade.

Assim, podemos dizer que o medidor para coluna de destilação com função essencial para realização da inspeção no processo é o medidor de vazão. Isto se dá, pois o medidor de vazão é o equipamento responsável por verificar e controlar a vazão dos fluidos que entram ou saem do equipamento. Assim, este medidor para coluna de destilação, é capaz de avaliar a eficiência do processo, isto é, se a quantidade de produto que está saindo é a quantidade que realmente deveria estar saindo quando comparada com a quantidade de matéria prima que está entrando, comparando-se com a eficiência do processo.

Em caso de medições que registrem uma eficiência menor do que a esperada este medidor para coluna de destilação gera dados que permitirão o acompanhamento do processo de modo que seja possível gerar um plano de ação para que tenha-se uma melhoria de eficiência ou uma correção do processo para que se chegue à situação conforme desejada.

Assim, podemos perceber a grande importância da presença do medidor para coluna de destilação instalado de maneira correta, permitindo-se assim a verificação do processo e estudos de melhoria para o aumento da eficiência e consequente redução de custo.

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.