Dayler

Tipos de medidores para saída de destilaria

Tipos de medidores para saída de destilaria

Conforme o dicionário, a destilaria é um estabelecimento onde se ocorre a destilação. Já a destilação é o processo que separa uma mistura de modo a se obter duas ou mais substâncias. Pode ser separada em destilação simples, onde ocorre-se a separação de misturas do tipo sólido líquido ou fracionada, para misturas líquidas homogêneas. Este processo é muito comum nas indústrias químicas, petroquímicas, nas usinas de açúcar e álcool e nos processos de confecção de bebidas alcoólicas.

Seja em qualquer um desses processos, para que seja possível mensurar a produção e tomar ações de melhoria de qualidade ou redução de custos, um medidor para saída de destilaria deve ser utilizado. Desta forma, este medidor é responsável pelo controle dos parâmetros de saída do processo da destilaria e, consequentemente, da qualidade do produto e da produtividade destas indústrias.

Dentre os diversos modelos de medidor para saída de destilaria, os tipos mais utilizados são os medidores de vazão, os medidores de densidade e os sistemas de válvulas de controle. Seguindo essas opções, o medidor para saída de destilaria do tipo medidor de vazão é o mais comum e que gera as informações mais importantes para acompanhamento dos processos de destilação. Este medidor possui diferentes tipos disponíveis no mercado e devem ser escolhidos conforme diversos parâmetros, sendo eles, produto a ser medido, visto que isto influencia diretamente na precisão da medição, precisão desejada, para garantir que erros de medição não influenciem no processo, escala, conforme vazão esperada do processo, entre outros fatores importantes.

Existem diversos tipos de medidores para saída de destilaria que medem vazão, e estes podem ser de turbina, Coriólis, eletromagnético, por ultrassom, rotâmetro, por vórtex, entre outros diversos modelos que variam entre si pela precisão e tecnologia com os quais são confeccionados, devendo ser escolhidos conforme necessidade exposta.

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.

X