Dayler

tanque de armazenamento no setor de medição

Tanque de armazenamento no setor de medição

Aqueles recipientes que têm por função primária o armazenamento de fluido à pressão atmosférica ou às pressões superiores à atmosférica são chamados de tanques de armazenamento. Estes recipientes podem ter dimensões bastante variadas, podendo ser pequenos, com 2m de diâmetro ou grandes, podendo ter mais que 50m de diâmetro.

Por possuírem excelente eficiência em sua capacidade de armazenagem, os tanques de armazenamento são estrutura de elevada importância para todos os tipos de indústria.

Assim, tão importante quanto o armazenamento em si, para que se possa ter o devido controle da produção e do estoque, a quantidade de produto deve ser controlada na entrada e na saída dos tanques de armazenamento.

Desta forma, um medidor para saída de tanque de armazenamento deve ser utilizado. Dentre os medidores mais comuns de mercado, aquele que está sempre presente no tanque de armazenamento é o medidor de vazão.

A importância desse modelo de medidor para saída de tanque de armazenamento se dá justamente pela sua função que é realizar a medição da quantidade de produto que sai do tanque de armazenamento por unidade de tempo. Através da medição e comparação com a entrada do tanque, é possível realizar o controle do estoque e da quantidade de fluido disponível no tanque.

Para a realização da medição existem vários tipos de medidor para saída de tanque de armazenamento do tipo medidor de vazão, podendo ser, medidor Coriolis, Medidor por diferencial de pressão, medidor magnético, medido multifásico, medidor ultrassônico, medidor por vórtex ou outros diversos tipos disponíveis.

Mais importante que o tipo de medidor para saída de tanque de armazenamento está a correta definição de qual modelo deverá ser utilizado através da verificação e cálculo para utilização que deve levar em conta o tipo de fluido a ser medido, viscosidade, precisão necessária, montagem, entre outros critérios de projeto.

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.