A automação industrial tem papel fundamental no que diz respeito a estratégia e economia dos processos industriais. Isto porque os instrumentos utilizados na automação são utilizados para controle, segurança, análise da qualidade, análise da produtividade, controle de perdas e de rendimento. Ademais, a instrumentação facilita o balanço de massa, o balanço de energia, facilitam transações comerciais e medições contábeis, facilitam processos logísticos como o planejamento de compra de insumos, entre outras atividades.
Dentre os instrumentos que compõem um processo automatizado, o totalizador vazão é um instrumento versátil e de alta capacidade que, além de indicar valores totais, parciais e instantâneo da vazão, executa funções de controle para produção contínua e em batelada, controla válvulas elétricas e pneumáticas, por exemplo. Ele recebe informação de sensores e transmissores de vazão e executa tarefas importantes para os processos industriais.
Os processos industriais podem ser em batelada ou contínuos. A produção em batelada é mais flexível, permite planejar com maior facilidade a quantidade a ser produzia, facilitando o controle de qualidade, facilita controle de perdas e controle de custos. O totalizador de vazão tem fundamental colaboração pois com ele é possível programar a quantidade, o volume a ser produzido. Mesmo assim, a produção por batelada tende a ser mais reduzida.
Em processos contínuos a situação é um pouco mais complexa, exige maior investimento em automação. Além totalizador de vazão, o processo deve possuir um maior número de sensores, para monitoramento de variáveis importantes, de forma a manter a continuidade do processo. Neste processo, o volume de produção é maior, entretanto o controle deve ser mais assíduo, e em tempo real, visto que qualquer problema que ocorrer, deve ser resolvido de forma rápida. Os equipamentos devem oferecer elevada confiabilidade, de forma a garantir que o processo não pare. Caso contrário, além das horas paradas, dependendo do tipo do produto e perecibilidade da matéria prima, haverá elevadas perdas devido ao descarte deste material.