Dayler

medidor para coluna de destilação

Medidor para coluna de destilação

Uma coluna de destilação é um dos equipamentos mais utilizados nas indústrias químicas e petroquímicas. Este equipamento é responsável pela realização do processo de destilação fracionada, sendo que, este, por sua vez, é o nome dado ao processo de separação das substâncias presentes em uma mistura homogênea, desde que esta mistura seja formada por líquidos e que estes apresentem diferentes pontos de ebulição. O local mais comum para se encontrar grandes colunas de destilação de diversos andares é na refinaria de petróleo.

Desta forma, de maneira resumida, a coluna de destilação, também conhecida como coluna de fracionamento, é um equipamento que apresenta em seu interior uma série de obstáculos de modo a impedir que os componentes da mistura sejam volatilizados ao mesmo tempo.

Assim, para que o processo seja devidamente controlado é muito importante que medidores de processo estejam disponíveis.

Dentre outros, um medidor para coluna de destilação essencial para o correto funcionamento do processo é o medidor de temperatura. Este medidor é essencial visto que, o processo de destilação fracionada funciona justamente através do uso de temperatura para que os diferentes materiais com diferentes pontos de ebulição sejam volatizados. Desta forma, o medidor para coluna de destilação de temperatura é essencial para que o processo ocorra.

Um segundo tipo de medidor para coluna de destilação é o medidor responsável pelo efetivo controle da saída do processo. Este medidor é o medidor de vazão. Assim, para que tenha-se indicadores de processo adequados e seja possível ter uma análise quantitativa do quanto cada produto está sendo retirado da mistura base o medidor para coluna de destilação do tipo vazão é responsável por ceder estes dados de modo a identificar se a meta está sendo cumprida ou se é necessário tomar alguma ação corretiva de melhoria de processo ou verificar a qualidade da matéria prima.

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.