Dayler

medidor para carregamento do tipo medidor de vazão

Medidor para carregamento do tipo medidor de vazão

A plataforma de carregamento em usinas de açúcar e álcool e em destilarias de petróleo é a estrutura que fica no final do processo, sendo responsável pelo carregamento de combustível no veículo que fará o transporte do produto até o cliente final. Pelo fato do produto ser líquido é muito importante que seja medida a quantidade de produto a ser disponibilizada no transporte.

Desta maneira, para que o combustível seja disponibilizado no caminhão tanque na quantidade solicitada pelo cliente, um medidor para carregamento é utilizado de modo a garantir que a quantidade esteja correta, não deixando o cliente nem a empresa no prejuízo.

Dentre os diversos equipamentos disponíveis, o medidor para carregamento do tipo medidor de vazão é um dos mais comuns e mais importantes medidores disponíveis neste processo.

O medidor para carregamento do tipo medidor de vazão é responsável por garantir que o carregamento seja realizado na quantidade correta bem como, em conjunto com o medidor de nível, evite que a quantidade seja colocada acima do volume máximo do veículo e ocorra o transbordamento.

Diversos são os tipos de medidor para carregamento que medem a vazão, sendo os mais comuns o medidor de turbina, o medidor ultrassônico, o medidor por efeito Doppler, por exemplo. Dentre estes, o medidor para carregamento do tipo vazão por turbina tem o funcionamento mais simples dentre os disponíveis, funcionando de modo que conforme o fluido passa pelo medidor, colide com as lâminas da turbina, que são livres para girar sobre um eixo ao longo da linha central da turbina. A partir disso, o sistema calcula a velocidade angular (rotacional) do rotor da turbina que é diretamente proporcional à velocidade do fluido que passa pela turbina. A saída resultante é dada por um sinal elétrico montado sobre o corpo do medidor que envia um sinal para o controlador.

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.