Dayler

Como utilizar o medidor para plataforma

Como utilizar o medidor para plataforma

Um dos processos mais importantes nas refinarias de petróleo e nas usinas de açúcar e álcool é o carregamento dos caminhões tanque. A importância desse processo se dá por ser a última etapa do processo na fábrica antes da chegada ao cliente. Este processo ocorre na plataforma de carregamento. Devido a serem produtos altamente inflamáveis, o álcool e a gasolina devem ser carregados nos caminhões de maneira correta e segura. Então, para realizar este processo da maneira segura e adequada um medidor para plataforma é necessário para garantir a segurança e a quantidade de produto que será transportado.

Desta forma, dentre os diversos equipamentos disponíveis, um medidor para plataforma comumente usado no sistema é o densímetro. Este medidor para plataforma é responsável pela medição da densidade (massa específica) do produto que está sendo carregado. Assim, o densímetro é importante para permitir a verificação das propriedades do combustível que está sendo colocado no transporte de modo a inspecioná-lo e garantir que o fluido a ser carregado não está adulterado com uma quantidade de água no etanol ou etanol na gasolina. Assim, é com este medidor para plataforma que é possível confirmar se não há fraude tanto na saída da plataforma quanto na chegada ao cliente.

Este é um equipamento de relativa simplicidade visto que se trata de um tubo de vidro fechado nas duas extremidades e com comprimento elevado com um formato mais largo na parte inferior e uma graduação na parte superior. Além da construção simples, este medidor para plataforma também tem o funcionamento muito simples. Basta mergulhá-lo no líquido que se deseja medir a densidade e ler o valor mostrado na graduação. Estando o valor dentro das informações especificada mostra que a densidade do combustível na plataforma de carregamento está conforme especificado.

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.