A medição de vazão consiste basicamente em determinar a quantidade de líquidos, gases ou sólidos que passam por um determinado local na unidade de tempo, podendo ser incluídos os instrumentos que indicam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo. O totalizador de vazão é um instrumento utilizado especificamente para medição de vazão em líquidos. Devido a sua flexibilidade pode ser usado em uma série de aplicações em diferentes áreas como, por exemplo, indicação de vazão em estações de tratamento de esgotos e efluentes, dosagem em indústrias alimentícias e indicação de vazão e pressão em sistemas de distribuição de água ou de outros líquidos.
Este equipamento compacto, o indicador ou totalizador de vazão, utiliza um sinal gerado por um medidor de vazão, que pode ser tipo turbina, roda d’água, ultrassônico ou magnético, para indicar as vazões total e instantânea em uma tubulação. O totalizador de vazão recebe um sinal do medidor de vazão e em resposta a esse sinal, executa operações previamente configuradas em seu sistema.
Microprocessado e totalmente programável, o totalizador de vazão é capaz de analisar outras variáveis de processo além da vazão, podendo emitir dados de outras variáveis de processo como volume do fluido, sua temperatura, pressão, potência e outros. Por isso, possuem elevada versatilidade, oferecendo possibilidades de alimentação do equipamento em 110 Vac ou 12 ~ 27 Vdc e 220 Vac ou 12 ~ 27 Vdc, capazes de armazenar dados, entradas analógicas ou pulsos, com saída de 4 ~ 20 mA.
Assim, durante o desenvolvimento de projetos de tubulação, mangueiras ou qualquer tipo de dispositivo utilizado para o transporte de fluidos, é necessário que o totalizador de vazão seja corretamente especificado, de modo a mostrar na precisão adequada a vazão do líquido e, para isso, deve possuir sensibilidade e grau de aperfeiçoamento bem dimensionados. Seu uso requer cuidados de manuseio, de modo que transmita informações importantes da produção, com segurança e precisão adequadas.