Dayler

Transmissores de vazão e sua importância

A instrumentação e a automação industrial trouxeram para as indústrias um nível elevado de controle, que ultrapassam vantagens financeiras, visto que com elas é possível manter o controle adequado dos processos, trabalhar com processos otimizados, reduzir desperdícios, além de garantir níveis de segurança e confiabilidade no que diz respeito à integridade dos trabalhadores em campo e das máquinas.

Instrumentos como transmissor de nível, sensores de temperatura, medidor de pressão e transmissor de vazão, fazem parte de uma malha de controle capaz enviar dados a um único local, que registra estas informações e gera relatórios com dados capazes de informar possíveis problemas em processos ou equipamentos, que podem acarretar no comprometimento da qualidade do produto e consequentemente gerar prejuízos. A era digital e a mais recente era da internet das coisas, acelera cada vez mais a detecção de problemas, de forma que estes são resolvidos sem afetar o cliente, e até mesmo pode ser resolvido antes de afetar o processo a jusante.

Indústrias que utilizam caldeiras de vapor são extremamente beneficiadas com a instrumentação e automação industrial, visto que falta de água, além de prejudicar a produção que é alimentada por ela, pode colocar em risco a própria caldeira, os trabalhadores e os demais equipamentos que cercam a estrutura. Assim sendo, sensores de temperatura, nível, pressão, transmissor de vazão, trabalhando em conjunto com softwares de controle e apontam qualquer problema que possa comprometer o fornecimento de vapor. No que diz respeito a falhas críticas, hoje os sistemas supervisórios já têm autonomia para, emergencialmente, acionar sistemas de parada, na tentativa de minimizar danos materiais e proteger os colaboradores.

Em setores que trabalham com armazenamento e transporte de líquidos perigosos, o conjunto sensor de nível e transmissor de vazão são imprescindíveis para o um controle equilibrado do processo, evitando que o tanque transborde, gerando desperdício de material, risco para possíveis operadores que estejam passando perto do tanque no momento em que o liquido transpassa a borda do tanque.