Dayler

Transmissor de nível da Dwyler

Muitos processos industriais possuem um nível de complexidade elevado que, sem a colaboração da automação industrial e dos instrumentos de controle e medição, seria impossível entregar grandes volumes de produto acabado, com a qualidade requerida e com a segurança necessária. E dentro das variáveis controladas pela automação industrial, o nível é uma das variáveis que mais se destacam, no que diz respeito ao controle e à importância, sendo este feito pelo transmissor de nível.
O transmissor de nível é um instrumento que supre a necessidade de controle de nível contínuo em silos, tanque ou reservatórios de plantas industriais. Ele é crucial principalmente nos processos que, por algum motivo de força maior, não é possível efetuar o controle visual do nível do material ou do produto a ser controlado. Sendo assim, o transmissor de nível é um instrumento que também faz parte de um conjunto do sistema automatizado, que colabora com a confiabilidade dos processos.
Além da confiabilidade, fatores como produtividade, desperdício, transbordamentos, paradas não programadas e acidentes, podem ser evitados com o uso deste instrumento. A produtividade é assegurada através do cálculo da autonomia que o controle de nível proporciona, visto que sabendo qual é o volume de produção real da linha, o nível de produto em estoque, fica fácil saber o quanto e por quanto tempo será produzido determinado produto.
Ainda falando em confiabilidade, o controle de nível possibilita a otimização de processos logísticos e administrativos. Sabendo exatamente o consumo de material, a capacidade de estoque, tempo médio para reposição e compra, é possível trabalhar de forma a reduzir os custos para aquisição da matéria prima e redução de custos de armazenamento. Desperdícios também são mais facilmente controlados quanto o transmissor de nível e demais instrumentos de controle da linha apresentam a repetibilidade e precisão adequadas para o processo.