Dayler

O transmissor de nível e suas funções

                O transmissor de nível é um instrumento que continuamente coleta informações do reservatório através de sensores, não necessariamente em contato com o fluido controlado, e envia eletronicamente através de cabos ou tecnologias sem fio, para sistema de gestão e controle. Com estas informações coletadas em tempo real, é possível controlar processos ou monitorar a segurança e a qualidade de produtos gasosos, líquidos ou sólidos, de forma a ter todo o processo direcionado para melhor eficiência produtiva.

                As vantagens de se utilizar equipamentos de automação industrial como o transmissor de nível são a capacidade de monitorar reservatórios remotamente, evitar o contato com produtos tóxicos ou que oferecem algum risco, capacidade de controle em tempo real, armazenar de dados para planejamento de demandas futuras, maior segurança e maximização da otimização de processos. Estes sistemas de monitoramento operam em paralelo com sistemas ERPs que, quando estipulado e configurado um nível mínimo de estoque, a ordem de compra é emitida automaticamente, evitado paradas por falta de insumos.

                Os desafios que o transmissor de nível enfrenta está relacionado às características físico-químicas de cada material controlado, como viscosidade, acidez ou basicidade. Outro fator que dificulta a medição de nível é se o fluído forma espuma. Dependo do tipo do medidor, a espuma pode interferir na coleta de dados, passado para o sistema de controle uma informação que não representa a realidade. Para contornar estes problemas, existem alguns tipos de transmissores de nível que possuem melhor desempenho para cada tipo de material mensurado.

                Desta forma, o transmissor pode ser do tipo boia magnética, condutivo, radares de ondas guiadas ou RF admitância. O transmissor de nível do tipo flutuador é o mais simples de todos, baixo custo e dispensam ajustes no campo e são indicados para qualquer tipo de líquido. O capacitivo trabalha através da condutividade do líquido, e é indicado para água, bebidas em geral, soda cáustica e mistura de líquidos que formam duas fases. Os radares trabalham através da detecção de alterações em ondas emitidas e retornadas, e apresenta imunidade a incrustações e agitações na superfície do líquido. O transmissor por RF admitância é capaz de eliminar interferências causadas por espuma, pó em suspenção ou incrustações.