Dayler

A instrumentação industrial passou e passa por melhorias tecnológicas que permitem controlar processos.

A instrumentação industrial passou e passa por melhorias tecnológicas que permitem controlar processos com mais facilidade, com a precisão necessária e com respostas cada vez mais rápidas. Além da medição em tempo real, o controle dos processos permite a comparação de resultados com o padrão e, a partir desta comparação, tomar ações corretivas para manter o produto em conformidade com a qualidade requerida pelo cliente ou consumidor final.

Sendo assim, os totalizadores eletrônicos são instrumentos de extrema importância no controle dos processos, pois com eles é que se faz a medição em tempo real, médias e totalização por determinado período. Fazem a dosagem, sendo utilizados para medir e controlar a quantidade de determinado produto que deve ser colocado na embalagem, inserido na linha de processamento ou em um reservatório. E, também, fazer a indicação da vazão, monitorando a quantidade de fluido que é enviado ou distribuído para um outro sistema.

Seria muito arriscado, financeiramente, colocar uma pessoa para controlar a quantidade de um produto que deve ser embalado, pois muitos processos são em grandes quantidades e contínuos e contar 220 unidades por embalagem, em um sistema que produz 5.000 unidades por hora não é impossível para uma pessoa, mas após alguns minutos, devido a repetitividade da tarefa, a fadiga mental causará erros sistemáticos. Desta forma, com os totalizadores eletrônicos, trabalhando em conjunto com um sensor que faz a contagem, esta tarefa é feita de forma precisa, satisfatória e a um custo com retorno garantido.

Em sistemas de distribuição de água, ou qualquer outro fluído, de uma planta industrial, os totalizadores eletrônicos, além de medir a vazão, trabalham com uma segunda variável de controle, a pressão. Trabalhar com estas duas variáveis permitem identificar problemas nas linhas, visto que observando que a vazão se mantém constante e há uma queda na pressão do sistema, possivelmente houve um rompimento de algum duto. Desta forma, através de alarmes visuais ou sonoros, o supervisório da unidade é capaz de acionar manutenção, para identificar e reparar o sistema, minimizando as perdas.