Dayler

A capacidade do Sensor de nível

Qualidade é mais do que entregar o produto de acordo com a necessidade do cliente, é produzir, com o menor custo possível, com o menor índice de desperdícios (se possível zero desperdício), no prazo prometido e de acordo com a necessidade do cliente. Sendo assim, a automação industrial oferece equipamentos e soluções capazes de monitorar e controlar processos de fabricação, em praticamente todas as etapas da linha.

O Controle de nível é uma atividade vai além do controle físico do fluido, ou seja, não tem como foco somente o nível de determinado produto, mas a padronização do produto, a segurança, a qualidade e a eficiência do processo. Sendo assim, o sensor de nível deve ser capaz de controlar o nível em todas as etapas e sistemas, de uma linha de produção.

Reservatórios de matérias primas, dornas, tanques, cárter de motores, entre outros sistemas de armazenamento, possuem sensor de nível para enviar, em tempo real, para centrais de comando, informações cruciais para a tomada de decisões. Estas decisões envolvem reabastecimento de suprimento, dosagem de produtos, acionamento de sistemas emergenciais, ou avisos de processo fora do padrão requerido.

Desta forma, a variação de tipos de sensores de nível coerente à variação de características que cada processo possui, no que diz respeito à repetibilidade, precisão, custos de instalação e operação. Estes sensores devem ter capacidades de suportar fatores físico-químicos como elevadas acidez ou basicidade, temperaturas extremas (positivas e negativas), e não apresentar perda de eficiência quando o fluido for muito viscoso, pegajoso, ou produzir espuma.

A proteção contra a explosão é uma caraterística muito importante para o setor químico, petroquímico e sucroalcooleiro. Ter uma estrutura física que permite o contato seguro com produtos inflamáveis, além de atribuir ao sensor de nível a capacidade de controle do processo, proporciona o controle da segurança do processo, visto que o transbordo de produtos com facilidade de entrar em combustão, vai além de perdas materiais, coloca em risco de morte todos que estiverem próximos ao sistema.