Dayler

Medidor de nível melhoria da produção e redução de custos

A automação industrial tem sua importância pautada na redução de custos, aumento de produtividade e na contribuição com a segurança da produção e com o controle de qualidade. Sem os instrumentos de medição, a tarefa de medição e controle dos processos seria mais difícil e mais cara. Sendo assim, o medidor de nível está entre os instrumentos da automação de maior importância, pois com ele é possível saber o quanto de matéria prima tem nos reservatórios de produtos fluidos, além de controlar as quantidades que chegam e saem.

E para que o medidor de nível entregue bons resultados, melhoria da produção e redução de custos, estes equipamentos devem ser capazes de lidarem com as características físico-químicas de cada produto que eles controlam. Isto porque cada fluido se comporta de uma maneira dentro do reservatório. Utilizando a água como exemplo, sabemos que é um fluido fácil de medir, pois ela não forma espuma, não adere no sensor e não é agressiva (alta acidez ou basicidade). Neste caso um medidor de nível do tipo condutivo é suficiente para efetuar uma medição eficiente e confiável, com o custo apropriado para o tipo de sensor, sem a preocupação com deterioração precoce.

No caso de fluidos corrosivos e/ou viscosos de até 150 cps, o medidor de nível tipo boia magnética oferece precisão, versatilidade e segurança, no caso de fluidos inflamáveis, pois também são à prova de explosão e tempo. Este equipamento é constituído de uma haste com Reed-Switches espaçados regularmente, que são interligados a uma resistência que geram um sinal de saída e o espaçamento entre os Reed-Switches determina a precisão do equipamento. Conforme o nível do líquido varia, a boia sobe ou desce, enviando o sinal da posição em que se encontra. Este sensor é capaz de medir o nível da interface entre dois líquidos com densidades diferentes.

Mesmo produtos sólidos em grãos ou até mesmo na forma de pó, podem ser controlados pelos medidores de nível, sem que haja divergências entre o valor real e o valor mensurado, entregando eficiência e qualidade, além de financeiramente entregar resultados que gerem economia e redução de custos.