O conceito básico do processo de destilação é que é possível separar uma mistura de dois líquidos, desde que eles possuam diferentes pontos de ebulição. Este processo pode ser realizado através do aquecimento da mistura entre seus respectivos pontos de ebulição. Este processo é realizado na destilaria das indústrias sucroenergéticas, por exemplo.
Assim, para que ocorra o processo de separação do etanol dos outros componentes, uma coluna de destilação deve ser utilizada. A coluna de destilação é composta por pratos ou bandejas horizontais perfuradas que permitem a passagem do vapor em contrafluxo a uma mistura que desce a coluna, sendo condensado na parte de cima da coluna. De maneira simples, como exemplo, o etanol tem um ponto de ebulição menor que o da água, por isso é possível separar os dois usando a coluna de destilação aquecendo a mistura até um ponto intermediário entre os pontos de ebulição, de modo que a água fica na parte inferior e o etanol é retirada após condensação na parte superior.
Porém, para que seja possível medir a produtividade ou mesmo o °INPM do etanol, é necessário o uso de um medidor para saída de destilaria. Um dos modelos mais comuns para uso deste tipo de medição é o medidor de vazão Coriólis ou medidor de vazão mássico.
Este medidor para saída de destilaria é um equipamento montado direto na tubulação que realiza a medição de massa que passa por ele através do princípio de Coriólis, de modo que a combinação da oscilação e do movimento do fluido gera uma força adicional chamada de força Coriólis. E é através deste princípio que o medidor para saída de destilaria do tipo Coriólis faz a medição da produção com alta precisão.
Produtos
Conheça nossa linha de produtos
Medidores de Vazão
Medidores e Transmissores
Indicadores e Totalizadores Eletrônicos
Medidores de Nível
Equipamentos para Petróleo e Usinas de Ethanol
Equipamento para Carregamento de Combustível
Automação Online com Sistema PID
Sistema de Medição de Produção de Ethanol DWYLER e ANTON PAAR