Dayler

Atuação do transmissor de nível

Atuação do transmissor de nível

Para o correto controle da produção industrial, a instrumentação é uma atividade de grande importância, garantindo assim a qualidade do produto. Este controle tem também grande importância para a segurança do processo e dos colaboradores que o conduzem, pois é com a automação industrial que é possível o controle de substâncias inflamáveis, por exemplo.

Um dos equipamentos mais utilizados para este controle, principalmente para a produção de produtos farmacêuticos, químicos e para usinas de açúcar e álcool é o transmissor de nível. Assim, o transmissor de nível pode ser aplicado para monitoramento contínuo do nível de reservatórios contendo líquidos como produtos químicos, óleos, água, solventes ou sólidos em pó ou granulados como cimento ou grãos (café, soja, entre outros).

O transmissor de nível é um equipamento utilizado para a contínua medição do nível de produtos líquidos ou sólidos armazenados em tanques, independente do seu tamanho ou formato. Existem vários modos de funcionamento e formatos para um transmissor de nível, porém o mais comum deles possui um sensor que tem uma haste e um flutuador que trabalha em contato com o líquido a ser medido. Este sensor trabalha com um circuito eletrônico e realiza a medição de nível. Este tipo de transmissor de nível é conhecido como intrusivo, isto é, que tem contato direto com o substrato a ser medido. Diversos modelos estão disponíveis como transmissor de nível com boia magnética, com medição condutiva, medição por admitância, entre outros.

Outro tipo de transmissor de nível disponível no mercado é aquele que não tem contato com o substrato a ser medido, chamado de não intrusivo. Este caso tem por vantagem o fato de não ter contato com o substrato, porém, normalmente são mais caros com relação aos intrusivos. O transmissor de nível não intrusivo utiliza tecnologias como ultrassom ou radar para realizar a medição e, por isso, possuem uma maior vida útil.

Controlador de Batelada MOD BT28

Controlador de Batelada MOD BT28: Precisão e Versatilidade para o Controle de Processos Industriais Na indústria moderna, o controle preciso de bateladas é essencial para

Saiba mais »

Equipamentos para Usinas de Etanol

Equipamentos para Usinas de Etanol: Eficiência e Sustentabilidade na Produção de Biocombustível A produção de etanol é um pilar da indústria brasileira, impulsionando a economia

Saiba mais »

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.

X