Dayler

Como e feita a descarga de álcool?

Como e feita a descarga de álcool?

Para que um combustível, como por exemplo álcool, gasolina, diesel ou até gás natural, seja transportado da refinaria ou usina até os postos de combustível, no Brasil, o processo mais comum é através de um caminhão tanque. Esse caminhão tanque é carregado no local de onde será distribuído e deve ser descarregado no local onde será entregue. Porém, quando falamos destes combustíveis que são altamente inflamáveis (com exceção do óleo diesel, que se torna inflamável apenas na presença de pressão e temperatura), devemos ter em mente que o processo de descarga é um processo que necessita de atenção e cuidado. Desta forma, o processo de descarga de álcool, bem como de gasolina e gás natural, deve ser devidamente acompanhado do início ao fim.

Desta forma, para que o processo de descarga de álcool e outros combustíveis seja realizado de maneira adequada, análises prévias devem ser realizadas visto que, muitas vezes o cliente final não possui equipamentos necessários para controlar o volume e quantidade do produto que está sendo entregue.

Assim, para que a descarga de álcool e outros combustíveis seja realizada de maneira adequada, alguns equipamentos para garantir que a qualidade e a quantidade do produto estejam corretas devem ser aplicados ao fluxo. Os equipamentos mais comuns para este caso são os medidores de vazão, medidores de nível, densímetro, transmissor de temperatura, totalizador eletrônico e diversos outros. Todos estes equipamentos são responsáveis pela medição da quantidade e qualidade do produto que está sendo descarregado, bem como por checar qualquer tipo de problema que possa estar acontecendo no sistema.

Devido à sua inflamabilidade, o processo de descarga de álcool, gasolina e gás natural deve ser realizada com o veículo aterrado, visto que, uma fagulha gerada pela eletricidade estática presente na carcaça do veículo pode gerar incêndio ou explosão durante o processo.

Automação Online com Sistema PID

O Sistema de automação Basecon Online, baseia-se na troca de informações entre um sistema de Controle de carregamento (pré-determinador / computador) instalado na plataforma e um supervisório, utilizando para isso, cabos de fibra ótica. A autorização para execução dos carregamentos é feito através de códigos de barras e senhas gerados pelo supervisório. Esse código será lido ou digitado no pré-determinador instalado na plataforma e fará com que este último acesse os dados da carga arquivados no banco de dados do supervisório e processe-os para execução.