Dayler

O que deve ser visto no medidor de vazão

Ter sob controle a quantidade que determinado fluido passa por uma tubulação, calha ou leito de um rio, é ter uma informação que vai além do simples controle de volume. Por isso, o medidor de volume é um instrumento básico, presente em todos os tipos de indústrias, mesmo que o produto controlado não seja um fluido. Por exemplo, em uma linha de produção é contado quantos produtos são fabricados por hora em cada trecho da linha a fim de verificar qual processo da linha oferece restrições. Com estas restrições pode-se determinar a capacidade da linha ou estudar a restrição, eliminando-a, para que o processo seja otimizado.

Em se tratando de fluidos, o medidor de vazão deve-se levar em conta vários fatores, como a exatidão desejada para a medição, o tipo de fluido (gás ou liquido, limpo ou sujo, número de fases), condutividade elétrica, transparência, condições termodinâmicas, local de medição e qual o investimento que se quer fazer para o controle da vazão. Isto porque para cada situação tem um medidor de vazão que oferece a precisão e eficiência adequada para o processo.

Sendo assim, a Dwyler oferece medidor de vazão para gases do tipo turbina, com estrutura que pode ser aplicada desde ar comprimido até gases combustíveis como o gás natural, gases industriais e gases de processos. Para fluidos viscosos é indicado o modelo DP, tipo deslocamento positivo com engrenagens ovais; para fluidos limpos, água acetona, xarope, etc, é indicado o modelo MTL tipo turbina; ainda para a medição de líquidos tem o modelo MSRL, tipo roda d’água, que opera por um princípio eletromecânico simples, más preciso; para líquidos sujos, abrasivos, corrosivos e pastosos é indicado o medidor magnético MAG 600, construído com o exclusivo sistema DBE (Double Balanced Electrodes), que permite eliminar os ruídos, quer seja os de efeito capacitivo ou de natureza eletroquímica; por fim o medidor ultrassônico, que faz a medição de nível e vazão sem entrar em contato com o fluído.

Esta gama de medidores de vazão, mesmo que alguns possam parecer semelhantes, é para oferecer as características ideais de medição, de acordo com o processo, com a característica do fluido, com a precisão e o custo ideal para a aplicação. Até mesmo líquidos extremamente agressivos e perigosos, que poderiam danificar o medidor ou atrapalhar a medição quando em contato com o medidor, podem ser controlados devido à tecnologia de medição por ultrassom. Sendo assim, além da vazão, com os medidores de vazão é possível controlar desperdícios ou variações no processo que possam impactar no custo final do produto.