Dayler

O Medidor de Vazão correto

Dentre as grandezas mais medidas na indústria e em seus processos, a vazão é a terceira mais medida, estando atrás apenas de temperatura e pressão. Isto acontece pois são muitas as aplicações da medição da vazão, que vão desde uma simples medição de água em estações de tratamento ou residências, até as medições de gases industriais e combustíveis que passam por medições bastante complexas. Desta maneira, existe a necessidade de sempre ser escolhido o medidor de vazão correto. Esta escolha depende de vários fatores, como precisão, tipo de fluido, condições termodinâmicas, espaço disponível, custo, entre outros.

Historicamente, a medição de vazão começou com as observações de Leonardo da Vinci que observou que a quantidade de água que escoava por um rio por unidade de tempo era mesma em qualquer parte deste mesmo rio, independentemente da largura, profundidade, inclinação, velocidade, e outras variáveis. Porém, o primeiro dispositivo medidor de vazão prático começou a aparecer na revolução industrial com grandes nomes da ciência como Bernoulli e Pitot, por exemplo.

Desta maneira, a vazão pode ser definida como o volume ou a massa de um fluido ou sólido granulado que escoa através de uma certa secção em um intervalo de tempo definido. Assim, o medidor de vazão é o equipamento capaz de medir esta quantidade de fluido ou sólido granulado que passa pela secção definida e enviar esta informação para acompanhamento de um processo industrial, por exemplo.

O medidor de vazão é, então, aplicado, por exemplo, para garantir que determinados ingredientes em uma mistura específica sejam fornecidos a uma taxa adequado durante um processo específico e para evitar que a vazão chegue a níveis alarmantes, podendo causar problemas como aumento da pressão a níveis perigosos, temperatura excessiva e vazamentos, por exemplo.

Assim, verificamos a importância da medição da vazão e da escolha do medidor de vazão adequado, de modo que, erros na medição ou na escolha do medidor de vazão podem ser muito custosos para a indústria ou até gerar riscos à segurança dos trabalhadores.

X